O Programa

  • O programa Caminho da Escola foi criado em 2007, com três objetivos principais:

    • Renovar a frota de veículos escolares;
    • Garantir maior segurança e qualidade ao transporte dos estudantes;
    • Contribuir para a redução da evasão escolar - ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.

    O projeto consiste na aquisição de veículos padronizados para o transporte escolar, por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE. Para adesão ao registro de preços, acesse o Sistema de Gerenciamento de Adesão a Registro de Preços (SIGARP) disponível na página principal do site do FNDE:

  • No último pregão do ônibus escolar rural, a Mercedes-Benz conquistou o direito de fornecer o modelo ORE-3 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Grande) com chassi OF1519R/60 e carroceria Caio.

    Os ônibus Mercedes -Benz ORE3 possuem características específicas para aplicação fora de estrada (off-road): balanço dianteiro e traseiro curtos, suspensão dianteira e traseira elevadas, bloqueio no diferencial, pneus mistos (terra/asfalto), saias e para-choque da carroceria elevados, acessibilidade com a porta larga e plataforma elevatória.

    Para garantir acesso ao SIGARP, o município deve ter elaborado o Plano de Ações Articuladas (PAR) previamente.