Mercedes-Benz lança novo Axor com túnel do motor rebaixado na Fenatran

  • Novo Axor é resultado de quase 60 inovações incorporadas a linha desde 2014

  • Essa linha de extrapesados ganha mais 13 novidades que serão apresentadas com exclusividade na Fenatran

  • Os 13 novos itens representam o último estágio de um ciclo de mudanças e um produto renovado para o mercado entre 2014 e 2017, resultando em um novo caminhão

  • Principal destaque é o novo túnel do motor rebaixado, que torna o Axor o caminhão com o túnel mais baixo de sua categoria

  • Novo Axor tem novas cores e faixas exclusivas comemorativas ao fim desse ciclo de inovações

  • Clique aqui e veja vídeo do Novo Axor em operação

Os caminhões extrapesados Axor da Mercedes-Benz estão totalmente renovados. Esta é a linha que mais recebeu recursos derivados do ECONFORT, filosofia de desenvolvimento lançada em 2014 e que assegura um alto padrão de economia, conforto, força e desempenho para o transporte de cargas rodoviário e fora de estrada. Já são cerca de 57 itens agregados ao Axor, sendo que 13 novidades serão lançadas na Fenatran 2017, o maior e mais completo Salão de Transporte Rodoviário de Carga da América Latina.

“Com todos esses aprimoramentos, o Axor representa a plenitude do ECONFORT”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Vamos mostrar no evento que terminamos um ciclo de novidades que resultaram num novo Axor, com muito mais valor agregado aos clientes da marca, reforçando o reconhecido baixo custo operacional e o seu excelente custo/benefício”.

Na Fenatran, as novidades serão apresentadas por meio da exposição dos modelos Axor 2544 6x2 rodoviário, nas cores Cinza Galcon e Laranja Setter, e Axor 3344 6x4 fora de estrada, na cor Amarelo Lamec. “Esses 57 novos itens foram solicitados pelos nossos clientes. E isso prova que estamos cumprindo à risca o compromisso estabelecido no slogan ‘As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve’”, diz Leoncini.

O interior renovado assegura mais conforto para o motorista e mais rentabilidade para os clientes

Uma das grandes novidades da linha de caminhões Axor, tanto rodoviário, quanto fora de estrada, é a introdução de um novo túnel do motor mais baixo, 100 mm em relação ao anterior. O túnel passa a ter cerca de 200 mm de altura, “o menor de sua categoria”, proporcionando muito mais espaço e comodidade no interior da cabina.

No caso da cabina Leito Teto Alto, a diminuição do túnel resulta numa altura interna livre sobre ele de 1.780 mm, proporcionando assim mais praticidade e conforto para o motorista. Isso também facilita a movimentação interna. Já na cabina Leito Teto Baixo do Axor fora de estrada, a altura no interior chega a 1.310 mm, assegurando igualmente um ótimo nível de conforto.

Para um maior padrão de bem-estar a bordo, a linha Axor ganha, ainda, um novo climatizador, mais compacto (75 mm mais baixo sobre o teto da cabina) e mais leve (menos 18 kg), porém com maior volume de água (mais 6 litros). Essa novidade assegura melhor aerodinâmica ao caminhão, com mais eficiência e economia de combustível, além de mais conforto para os ocupantes.

O motorista ganha mais benefícios com o novo Axor. Este é o caso do painel de instrumentos com novas funções. As novidades ficam por conta de informações sobre a pressão de turbina, muito requisitada por motoristas, tempo/consumo em marcha lenta, consumo em litros e alerta de velocidade. O cliente tem ainda vários idiomas à escolha para configurar seu painel: português, inglês, espanhol, alemão e árabe. Essas novas características trazem vantagens como mais praticidade e melhor monitoramento do veículo.

O câmbio automatizado Mercedes PowerShift teve sua inteligência aprimorada, proporcionando um ajuste de troca de marchas mais refinado, tanto na regressão, como na progressão. Com isso, o caminhão trabalha na marcha mais correta para cada situação de operação.

Outro benefício dessa melhora de inteligência é a introdução do novo Piloto Automático, que oferece praticidade e economia no dia a dia da operação do caminhão. No piloto automático tradicional, a inteligência está configurada para o veículo atingir a velocidade ajustada o mais rápido possível, ou seja, em máximo desempenho (“plena carga” no acelerador), aplicando-se o máximo torque e potência. A nova versão está configurada para economia de combustível, isto é, o sistema reconhece as condições da pista (inclinação) e carga, por meio dos sensores do veículo, e ajusta a demanda de torque e potência do motor orientando-o para trabalhar com economia de combustível. Por exemplo: em um declive, ao invés de acelerar com plena carga para atingir a velocidade desejada o mais rápido possível, o sistema identifica a inclinação da pista e aproveita a inércia do veículo para atingir a velocidade desejada. Isso pode proporcionar até 1% de economia de combustível em relação ao piloto automático tradicional.

A Mercedes-Benz também traz três novas tecnologias de segurança para a linha Axor, tanto rodoviária, quanto fora de estrada. O HSA (Hill Start Aid) é um sistema que auxilia o motorista nas partidas em rampa. Nestas condições, o caminhão fica com o sistema de freio acionado por até 3 segundos até que se acelere o caminhão.

Outra novidade é o EBD (Eletronic Brake Force Distribution), distribuição da força de frenagem. Este sistema funciona em conjunto com o ABS e tem a função de distribuir a força de frenagem entre as rodas do veículo, evitando o travamento delas e oferecendo mais segurança na condução do caminhão.

Já o ASR (Anti Slip-Regulation) controla a tração das rodas do veículo, evitando que as mesmas patinem, aumentando a segurança e oferecendo uma melhor dirigibilidade para o motorista.

Os cavalos mecânicos da linha Axor passam a contar com iluminação da 5ª roda. Isso significa maior segurança e facilidade de engate e desengate durante a noite, aumentando a produtividade no transporte. Oferece ainda maior praticidade na manutenção.

Atendendo a solicitações de clientes e dos motoristas, os novos Axor rodoviários e os fora de estrada passam a disponibilizar as chamadas chineleiras” para guarda de calçados. Trata-se de uma cobertura de degrau na região das portas, que, além de mais segurança, oferece mais conforto e evita sujeira no interior da cabina.

Também com foco em mais praticidade e conforto no interior da cabina, o Axor conta com uma nova localização do “macaco”, agora armazenado num compartimento externo do lado esquerdo da cabina (lado do motorista). Além de mais fácil acesso, isso significa mais privacidade dentro da cabina e maior espaço para bagagem debaixo da cama, onde antes era guardado esse item.

Novas cores e faixas exclusivas

Para coroar o término desse ciclo de inovações, a linha Axor rodoviária recebe exclusivas faixas comemorativas: duas nas laterais e uma na tampa dianteira do caminhão, proporcionado mais elegância e requinte ao seu design, tornando-o mais moderno e bonito. Além disso, estão disponíveis novas cores, acompanhando as novas tendências, inclusive de automóveis, trazendo mais modernidade para essa linha de caminhões Mercedes-Benz.

Novas cores para as cabinas:

Laranja Setter – metálica

Azul Griffon – metálica

Azul Rigel – metálica

Amarelo Lamec – sólida (foco fora de estrada)

Cinza Galcon– metálica

Novo Axor:  cerca de 60 itens do ECONFORT

Segundo Roberto Leoncini, as novidades da linha Axor reafirmam mais uma importante etapa do desenvolvimento de caminhões Mercedes-Benz no mercado brasileiro. “Quando o ECONFORT foi lançado, em 2014, apresentou uma série de itens voltados à economia no consumo de combustível. Num segundo momento, o foco estava voltado para a redução dos custos de manutenção. Agora, o objetivo é assegurar um conforto ao motorista, além de mais segurança. Já consolidada junto aos clientes, essa filosofia de trabalho terá prosseguimento, agregando mais valor e mais eficiência no transporte de cargas”.

Novidades ECONFORT para linha Axor lançadas na Fenatran

  1. Túnel do motor rebaixado em -100 mm para cabina Estendida e Leito

  2. Novas cores

  3. Faixas decorativas nas portas e na grade dianteira

  4. Nova posição do macaco para cabina Leito

  5. Iluminação da quinta-roda

  6. Cobertura de degrau na porta (chineleira)

  7. Atualização do software do câmbio

  8. Piloto Automático otimizado

  9. HSA (Hill Start Aid) – auxílio de partida de rampa

  10. Novo climatizador (mais compacto e eficiente)

  11. EBD (Eletronic Brake Distribution) para o sistema de freio

  12. ASR (ATC) – sistema de controle de tração

  13. Painel de instrumentos com novas funções
     

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