Sistema de gestão de frota para caminhões Mercedes-Benz reduz o consumo em até 15%

  • FleetBoard permite análise do comportamento do motorista ao volante, fornecendo dados que o auxiliam a alcançar uma condução econômica e defensiva e um melhor desempenho
  • Ferramenta oferece mais vantagens para os frotistas, como o diagnóstico remoto de falhas e a redução nos custos de manutenção
  • Sistema está disponível para caminhões Actros e Axor no Brasil

A Mercedes-Benz, com o objetivo de contribuir para que os clientes obtenham menor custo operacional e maior produtividade com seus caminhões, oferece ao mercado o inovador sistema FleetBoard de gestão de frota via Internet. O produto está disponível para os pesados Actros e Axor.

"Essa avançada ferramenta, de uso extremamente amigável, proporciona muitas vantagens para os clientes, especialmente a redução de até 15% no consumo de diesel e a possibilidade de diagnóstico remoto de falhas, o que otimiza o trabalho das equipes de oficina", diz Joachim Maier, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil.

Produto exclusivo da Mercedes-Benz do Brasil, empresa do Grupo Daimler AG, maior fabricante mundial de caminhões, o FleetBoard é utilizado com sucesso, há mais de 10 anos, na Europa e em outros continentes. Presente hoje em mais de 20 países, esta moderna solução tecnológica equipa 65.000 veículos de mais de 1.000 clientes.

Oferecido no mercado brasileiro pela Mercedes-Benz, o equipamento do FleetBoard é um item de série no modelo Actros 4844 8x4 para aplicações fora de estrada. As versões rodoviárias Actros 2646 LS 6x4 e Actros 2546 LS 6x2 já vêm equipadas com a pré-instalação para receber o computador de bordo do FleetBoard.

Para os caminhões Axor, a preparação e o equipamento do FleetBoard são opcionais. Para adquirir esses serviços, basta entrar em contato com um concessionário Mercedes-Benz.

FleetBoard proporciona total confiabilidade para o frotista

"O FleetBoard é um produto moderno, seguro e extremamente confiável, indicado em especial para os clientes que valorizam inovações e alta tecnologia a seu serviço", afirma Andre Weisz, gerente do produto.

Segundo o executivo, essa é a única solução completa de gestão de frota para caminhões Mercedes-Benz oferecida aos transportadores no Brasil. Um produto desenvolvido por engenheiros da própria Empresa e totalmente integrado à linha CAN do sistema de gerenciamento eletrônico dos veículos. O cliente não precisa adquirir equipamentos de várias marcas e nem fazer adaptações, como a instalação de sensores para obter dados do caminhão.

A Mercedes-Benz oferece as mais recentes tecnologias para colocar os serviços do FleetBoard à disposição do cliente. A posição dos caminhões, por exemplo, pode ser identificada a qualquer momento via satélite. Os dados transferidos e recebidos do veículo são transmitidos por meio das operadoras brasileiras de telefonia celular e disponibilizadas ao gestor de frota através de um aplicativo on line na Internet.

Computadores de última geração garantem o processamento seguro e preciso dos dados, que são colocados à disposição dos gestores via Internet, protegidos por senha. Com isso, o FleetBoard assegura a confidencialidade dos dados para os clientes.

Acesso via Internet e agora também iPhone e iPad

O acesso aos dados e informações da frota é extremamente simples, bastando apenas um computador com Internet, o equipamento do FleetBoard no caminhão e a contratação dos serviços.

Novidade recente do produto é que também por meio de iPhone e iPad, o gestor pode acompanhar o desempenho de um veículo ou de toda a frota por meio de um aplicativo exclusivio. Ou seja, ele tem sempre à mão diversas informações, como, por exemplo, a posição on line sobre a localização e a performance de seus caminhões, entre outras.

Acompanhamento em tempo real

Por meio de um mapa digital com imagens de satélite, o cliente pode localizar seus veículos em tempo real, visualizando os trechos percorridos. A possibilidade de se conhecer com exatidão, a qualquer hora, a posição de um ou mais caminhões auxilia o gestor a obter uma maior eficiência na utilização da frota, otimizando com isso o planejamento de rotas e até a frequência na oficina.

Já a função registro de viagens permite uma avaliação da performance operacional a partir de dados relevantes, como tempo de condução e de paradas, consumo de combustível e nível do tanque. A análise dos dados leva a uma otimização de trechos e rotas.

Avaliação do estilo de condução dos motoristas

Uma das principais vantagens do FleetBoard é que o sistema permite que se façam avaliações do modo de dirigir de cada motorista, tendo por base fatores relevantes, como trajeto, tempo de parada, número de troca de marchas, excesso de rotações, velocidade, freadas e consumo.

Com base nas informações, são gerados relatórios gerenciais que possibilitam ao gestor, junto ao motorista e ao pessoal de manutenção, definir um modo de condução que resulte na redução do consumo de combustível, menor desgaste do veículo, minimização de acidentes na estrada e melhor programação de manutenções. Isso também traz reflexos positivos em termos de manutenção preventiva e melhor aproveitamento dos intervalos de parada na oficina.

O gestor de frota pode ainda identificar os motivos de um elevado índice de consumo de combustível e utilizar esses dados para reduzir os custos da frota como um todo.

Cada motorista tem um cartão FleetBoard exclusivo para sua identificação. Seus dados de desempenho são armazenados no sistema, o que permite o acompanhamento específico de cada profissional, uma vez que na frota do cliente um mesmo veículo é dirigido por vários condutores.

Redução do risco de acidentes

O acompanhamento do estilo de condução do motorista leva também a um aprimoramento quanto à forma mais segura de dirigibilidade, a partir do uso adequado dos recursos técnicos e tecnológicos do veículo. As avaliações obtidas podem ser utilizadas como referência para treinamento.

"Dois terços das perdas de carga no Brasil são causadas por acidentes", diz Andre. "O FleetBoard contribui significativamente para a redução desse risco, porque tem foco na direção defensiva. Além disso, o sistema informa sobre o estado técnico do caminhão antes da viagem, aponta as falhas ativas durante os percursos e relata as velocidades e freadas bruscas, ou seja, é uma ferramenta que oferece importante auxílio também no que se refere à segurança do motorista e da carga".

Proteção ambiental

O FleetBoard também é uma ferramenta amigável ao meio ambiente. Ao monitorar permanentemente os dados do veículo, o sistema contribui para que o consumo de combustível e as emissões estejam dentro dos parâmetros adequados, reduzindo a quantidade de gases lançados na atmosfera.

A manutenção correta evita o desgaste prematuro de componentes, com consequente diminuição no descarte de materiais.

Otimização do uso da frota e redução de custos para o cliente

Por meio de outra funcionalidade do sistema, o gestor pode verificar diversos indicadores do caminhão, como nível de óleo, desgaste dos freios e quilometragem até a próxima manutenção. Dessa forma, pode otimizar as paradas na oficina, com o veículo voltando rapidamente para o trabalho, o que significa maior produtividade e aumento da disponibilidade da frota.

Um acesso específico, protegido por senha, permite que o gestor autorize o concessionário Mercedes-Benz a obter informações de telediagnóstico do caminhão, como arquivos de falhas e unidades de controle do veículo. Isso contribui para a maior agilidade na solução das ocorrências e na rápida liberação do caminhão para a atividade de transporte.

Apoio total aos clientes e concessionários

A Mercedes-Benz do Brasil conta com uma área específica para desenvolvimento e aplicação do FleetBoard no mercado brasileiro. Os consultores do produto prestam apoio aos frotistas e também aos concessionários quanto à melhor e mais adequada utilização da ferramenta. Dessa forma, contribuem para que os clientes obtenham o melhor resultado com sua frota e, consequentemente, maior rentabilidade.

A Central de Atendimento ao Cliente (0800 970 90 90) já dispõe de um atendimento especializado em FleetBoard, garantindo suporte quanto ao uso da ferramenta e sanando dúvidas. Além disso, a área de Global Training da Mercedes-Benz do Brasil está desenvolvendo um programa de treinamento sobre este sistema de gestão de frota com foco tanto para os clientes, quanto para os concessionários.