Novo Mercedes-Benz Classe A estreia no Salão do Automóvel de São Paulo

  • Nova geração do modelo compacto da marca conta com sistemas de assistência de categorias superiores

  • Mercedes-Benz User Experience: uma nova experiência digital na convivência com o veículo

  • Hatch está maior, mais esportivo e tem novo design

  • Versão Sedan, que chega no País no ano que vem, também será atração no evento

A nova geração do Mercedes-Benz Classe A é destaque no Salão do Automóvel, atraindo atenções para o estande da marca. O modelo será mostrado pela primeira vez na versão especial de lançamento A 250 Launch Edition, com equipamento diferenciado e o novo e eficiente motor 4 cilindros turbo com dois litros e 224 cv. Também estará presente o Classe A Sedan, apresentando o melhor desempenho aerodinâmico do mundo entre os veículos fabricados em larga escala.

O novo Mercedes-Benz Classe A está tão dinâmico e jovem como sempre, mas maior e mais confortável do que nunca. Ele redefine completamente o conceito de luxo moderno na categoria dos compactos e revoluciona o design interior. Tecnologicamente, o novo Classe A não apenas assume a primeira posição na categoria, além do inovador sistema MBUX - Mercedes-Benz User Experience, ele também oferece uma variedade de funções que anteriormente eram reservadas às classes superiores.  O modelo conta também com faróis em LED.

"Com o Mercedes-Benz User Experience estamos proporcionando uma experiência completamente inovadora para o cliente. Novas tecnologias precisam focar nas pessoas e facilitar suas vidas, e o Classe A faz isso de várias maneiras devido à sua tecnologia, oferecendo ao cliente a sensação de estar conduzindo um celular sobre rodas”, afirma Holger Marquardt, managing director Marketing e Vendas Automóveis América Latina e Caribe.

Design exterior jovem e esportivo

O design do novo Classe A é o próximo passo na filosofia de design da Mercedes-Benz. Suas dimensões e proporções otimizadas levaram a uma nova linguagem do design do modelo compacto.

O exterior do novo Classe A destaca a esportividade, dinamismo e emoção.  O design dianteiro marcante, faróis alongados com elementos cromados garante um apelo emocional e uma aparência atrativa. A grade do radiador com a estrela da Mercedes-Benz, cuja silhueta se abre na direção da base como uma reinterpretação de sua predecessora, traz uma lâmina prateada central para ressaltar a esportividade do modelo.

O veículo foi visualmente estendido pela grande distância entre eixos e pela linha lateral suave. O capô se inclina mais acentuadamente do que nos modelos anteriores, enfatizando uma dianteira dinâmica e imponente. Os largos arcos das rodas de 18 polegadas reforçam a esportividade do novo A 250 e fazem com que ele tenha ainda mais equilíbrio estrada. O modelo tem um visual mais largo na traseira, graças a uma área envidraçada mais acinturada que também ressalta os ombros e aos refletores traseiros mais espaçados no para-choques modular de duas seções.

Com um valor de cd equivalente a 0,25 e área frontal (A) de 2,19 m², o novo Classe A é o líder de seu segmento em aerodinâmica e melhor que seu antecessor (cd 0,26/área frontal de 2,20 m²).

A versão exposta, o A250 Launch Edition, conta com acabamento externo AMG, ganhando ainda mais esportividade, além do Pacote Night, com detalhes em preto elevando a sofisticação do modelo.

Design interior: uma revolução vinda de dentro

O interior do novo Classe A está completamente redefinido, com seu visual moderno e de vanguarda. A Mercedes-Benz partiu de um ponto de vista completamente novo, revolucionando a classe compacta com uma nova percepção de espaço. A arquitetura do interior é modelada pelo design de vanguarda do painel: pela primeira vez foi totalmente eliminada a presença de uma cobertura acima do cockpit. Em consequência, o corpo principal do painel em formato de asa se estende de uma porta dianteira à outra sem nenhuma descontinuidade visual. As saídas de ar da ventilação com visual de turbina são outro destaque.

O painel é dividido em duas seções tridimensionais horizontais: a inferior é separada do corpo principal do painel e parece flutuar em frente a ele. O display completamente independente é oferecido com duas telas de 10,25 polegadas (17,78 cm).

O A250 Launch Edition também traz o diferencial esportivo da Mercedes-AMG em seu interior, marcado, entre outros detalhes, pelos assentos dianteiros esportivos exclusivos.

MBUX - Mercedes-Benz User Experience

O novo Classe A é o primeiro modelo da Mercedes-Benz a apresentar o completamente novo sistema multimídia inteligente e intuitivo MBUX - Mercedes-Benz User Experience. Este sistema é uma revolução para a experiência de uso do veículo. Itens com apelo emocional marcam a compreensibilidade da estrutura de controle e brilham por meio de gráficos de máxima resolução que são calculados e apresentados em tempo real.

Um dos principais elementos de destaque é o cockpit Widescreen de alta resolução com diversas possibilidades de operação: por meio do volante multifuncional, do “touchpad” no console central, via toque no próprio display de mídia ou o inovador controle vocal inteligente com reconhecimento da fala natural, ativado por meio das palavras-chave “Olá”, “Oi” ou “E Aí” seguidas por “Mercedes”. Funções como ajuste do ar condicionado, escolha de uma estação de radio e abertura da persiana do teto-solar podem agora serem facilmente acessadas.

Espaço e assentos: o Classe A cresceu

Com seu visual mais esportivo, o novo Classe A ganhou em praticidade, tornando-se mais jovem e, simultaneamente, mais versátil do que nunca.  Maior espaço interno para os ombros, cotovelos e cabeça, além, de acesso mais fácil à traseira são benefícios evidentes, assim como o compartimento de bagagem, mais amigável para o uso familiar e recreativo. A visibilidade em todo o entorno também melhorou consideravelmente. Isso ajuda tanto na segurança como na impressão de espaço.

A capacidade do compartimento de bagagem atrás dos bancos traseiros é 370 litros - 29 litros mais do que no modelo anterior. Graças às lanternas traseiras divididas em duas partes, a abertura de carga é 20 cm mais larga do que antes e o assoalho do porta-malas, 11,5 cm mais longo. O conceito de armazenagem é igualmente prático: o compartimento porta-objetos no console central à frente da alavanca de câmbio foi aumentado consideravelmente. Um esforço muito especial foi dedicado à melhora da visibilidade ao redor do veículo. No total, a área bloqueada pelas colunas foi reduzida em 10 por cento em comparação ao modelo anterior.

Rodagem silenciosa: força na serenidade

Silêncio e rodagem livre de vibrações são um fator importante na impressão de maturidade premium do novo Classe A. Além do isolamento efetivo entre a suspensão e a carroceria do veículo e a adoção de medidas aeroacústicas, a estrutura em si desempenha um papel decisivo. Durante o desenvolvimento do Classe A, foi dada uma atenção especial à alta rigidez estrutural e aos pontos de ligação entre a carroceria, suspensão e trem de força. Foram obtidas importantes melhorias na rigidez, especialmente nos pontos de conexão da suspensão, tão importantes para o ruído de rolagem, e o nível de ruído interno foi consideravelmente reduzido.

O abrangente conceito de isolamento sonoro do novo Classe A inclui também a configuração de componentes como os sistemas de gerenciamento do ar e fluído de arrefecimento ou das peças de acabamento interno para melhorar o isolamento sonoro. O ruído do vento também foi significativamente diminuído em relação ao modelo anterior.

Direção Inteligente: alta tecnologia

O novo Classe A traz os últimos sistemas de assistência à condução com apoio cooperativo do motorista, proporcionando o mais alto nível de segurança ativa do segmento por meio de funções originárias em modelos superiores.

O novo Classe A vem de série com o Assistente de Frenagem Ativo. Dependendo da situação, ele pode reduzir as consequências de colisões traseiras com veículos lentos, parando ou estacionados à frente e até mesmo com pedestres e ciclistas atravessando, ou até mesmo evitá-las totalmente.

O novo Classe A é também o primeiro modelo da Mercedes-Benz desenvolvido no Centro de Tecnologia para Segurança Veicular (TFS). O projeto das estruturas do veículo incorpora descobertas da pesquisa de acidentes reais. Cada componente individual da estrutura da carroceria foi desenvolvido de acordo com as cargas e tensões encontradas com respeito à geometria e espessura do material, reunindo a tecnologia à qualidade dos materiais (maior proporção de chapas de aço com alta resistência e ultra-alta resistência).

A peça central da segurança da carroceria é a célula de passageiros. Sua grande rigidez quando submetida à tensão provocada por um acidente, como em colisões frontais, laterais ou traseiras e capotagens, se deve acima de tudo ao maior uso de chapas de aço com alta resistência, ultra alta resistência e endurecidas na estampagem.

O motorista e o passageiro da frente contam com cintos de segurança de três pontos com limitador de força e tensionador. Os dois bancos traseiros externos são equipados com cintos de segurança com carretel tensionador e limitador de força. O novo Classe A é equipado com airbags para o motorista e passageiro da frente, airbag de joelho para o motorista e airbags de janela. Diferente de muitos modelos concorrentes, o airbag de janela também cobre a coluna A, para uma proteção mais completa dos passageiros. Bolsas laterais para o tórax e pélvis são de série para a dianteira.

Motor eficiente

O Classe A é equipado com o motor de quatro cilindros com 224 cv e 350 Nm de torque e com transmissão de dupla embreagem 7G-DCT de sete velocidades. O motor M 260 tem dois litros de cilindrada. Novos equipamentos incluem o comando CAMTRONIC para o eixo das válvulas de admissão. O motor a gasolina traz de série o filtro de partículas. Além disso, o modelo conta com uma nova transmissão 7G-DCT de dupla embreagem com sete velocidades.

Suspensão: ágil e confortável

O modelo conta com as rodas de 18 polegadas AMG com cinco raios e o sistema DYNAMIC SELECT como equipamentos de série. Como seus antecessores, o novo Classe A tem suspensão dianteira McPherson. O veículo tem uma sofisticada suspensão traseira com quatro braços. O eixo traseiro é montado num subchassi isolado da carroceria por coxins de borracha para que menos vibrações sejam transferidas da suspensão para o interior do automóvel. A proporção de alumínio nos componentes da suspensão é uma das mais altas em qualquer sistema de suspensão nessa classe de veículos.

O Classe A 250 Launch Edition é equipado de série com suspensão comfort rebaixada com molas de aço e DYNAMIC SELECT. A suspensão comfort rebaixada em 15 milímetros tem molas e amortecedores configurados especialmente para características mais esportivas.

A versão A 250 Launch Edition estará disponível em todos os concessionários do país com edição limitada de 100 unidades a partir de dezembro com preço sugerido de R$ 199.900,00.

Dados técnicos:

A 250 Launch Edition

Transmissão

7G-DCT

Cilindrada (cm³)

1.991

Potência (cv/rpm)

224 / 5.500

Torque máximo (Nm/rpm)

350 / 1.800

Aceleração 0-100 km/h (s)

6,2

Velocidade máxima (km/h)

250

Comprimento/largura/altura  (mm)

4.419/ 1.992/ 1.445

Prévia no Salão: o Classe A Sedan


Os visitantes do Salão do Automóvel terão um encontro prévio com o novíssimo Classe A Sedan. O modelo de três volumes, que acaba de ser mostrado na Europa, chegará ao mercado brasileiro no próximo ano. O Classe A Sedan tem 2.729 mm de distância entre eixos e as proporções de um dinâmico e, ao mesmo tempo, compacto sedã. Ele está no topo do segmento quanto ao espaço para a cabeça dos assentos traseiros e incorpora todas as virtudes do Classe A Hatchback. Elas incluem motores modernos e eficientes, o mais alto nível de segurança proporcionado pelos sistemas de assistência de última geração e o intuitivo sistema de infodiversão MBUX - Mercedes-Benz User Experience.

Desenvolvido em Sindelfingen, Alemanha, o novo Classe A Sedan será produzido no México e, a partir do segundo trimestre de 2019, também em Rastatt, na Alemanha. Esse novo modelo foi mostrado ao público pela primeira vez no Salão de Paris, em outubro deste ano. A Mercedes-Benz já apresentou também o Classe A Longo Sedan em Pequim, em abril. Essa versão “L”, com maior distância entre eixos, foi desenvolvida exclusivamente para o mercado chinês e é produzida exclusivamente na China.

O Classe A Sedan oferece muita praticidade. Isso inclui espaço acima da média para os ombros, cotovelos e cabeça, além de fácil acesso à traseira. Ele está no topo do segmento quanto ao espaço para a cabeça nos assentos traseiros (944 mm). O porta-malas tem 420 litros de capacidade e foi projetado para o máximo de praticidade. Isso permite facilidade ao carregar e descarregar, mesmo para grandes objetos.

Recorde mundial: ninguém é mais aerodinâmico

O novo Classe A Sedan aproveitou as condições favoráveis proporcionadas por sua traseira alongada para superar até o já exemplar Classe A hatchback (com Cw=0,25). Com um valor de referência de Cd = 0,22, o novo modelo sedã iguala o recorde mundial original, do CLA Coupé. Graças à área frontal de 2,19m², menor que a do CLA, o novo Classe A Sedan tem o menor arrasto aerodinâmico entre todos os veículos de produção do mundo.

A versão sedan do Classe A deve chegar ao mercado brasileiro no segundo trimestre de 2019.

Para mais imagens em alta resolução, acesse o nosso conteúdo de imprensa pelo link: bit.ly/MB_SDA2018

 

> Download do Press Release