Iracemápolis

A nova fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em Iracemápolis, interior de São Paulo, dá início à produção de automóveis utilizando modernos processos industriais. A nova unidade foi inaugurada em março de 2016 sendo mais um marco de progresso do desenvolvimento da rede de produção flexível e eficiente da marca. A unidade já produz o modelo Classe C e, a partir do segundo semestre de 2016, o SUV GLA também sairá da linha de produção da fábrica.

A nova unidade da Mercedes-Benz se destaca por algumas características como Lean Culture (cultura enxuta) e produção verde que utiliza conceitos, processos e ações voltados à preservação do meio ambiente e à redução do consumo de recursos naturais. A planta de Iracemápolis produz 50% da energia que consome como resultado de cogeração em um sistema híbrido que utiliza energia elétrica e gás natural, outro destaque é o sistema de pintura à base de água, que utiliza a tecnologia mais eficiente disponível no mercado.

Qualificação de mão de obra

Em termos de recrutamento e treinamento de colaboradores para a linha de produção, a empresa coopera com o SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Um novo centro de treinamento foi estabelecido em Iracemápolis com a finalidade de capacitar mão de obra local. Para fortalecer o treinamento, colaboradores foram enviados a outras fábricas da Mercedes-Benz no mundo, onde puderam se familiarizar com os processos de produção e integrar melhor o conceito global das demais.

Rede de produção global da Mercedes-Benz

A nova fábrica no Brasil faz parte da rede de produção global da Mercedes-Benz. Essa rede também inclui instalações de produção na Índia, Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã. Em todos esses locais a Mercedes-Benz produz veículos em vários níveis de extensão para os mercados locais.

Para conhecer a Política do SGI, clique aqui.