Mercedes-Benz lança GLK a diesel no Brasil

Data da publicação: 21/05/2013

  • Motor com dois turbos tem torque elevado em baixa rotação e comportamento dinâmico
  • Duas versões de equipamentos proporcionam maior flexibilidade na escolha do cliente
  • Tração integral permanente e câmbio automático com sete marchas são referências no mercado automotivo internacional
  • Desempenho off-road é facilitado pela alta tecnologia

A Mercedes-Benz apresenta no Brasil o novo GLK 220 CDI, versão diesel do SUV de entrada de sua consagrada linha de utilitários esportivos. O novo modelo oferece dinamismo de condução superior, excelente nível de segurança ao dirigir e o máximo em conforto de rodagem. Equipado com o sistema de tração integral permanente 4MATIC, o GLK 220 CDI tem espírito intrépido e muita disposição para enfrentar as condições mais adversas, tanto no asfalto como fora da estrada.

Como todos os SUVs da Mercedes-Benz, o GLK 220 CDI é um verdadeiro puro sangue, que não conhece limites de operação no off-road. Como novidade, traz para o mercado nacional um motor diesel de alta tecnologia: quatro cilindros com dois turbos com 170 cv e excepcional torque de 400 Nm a partir de 1.400 rpm. Além do novo motor, que combina eficiência e agilidade com baixos índices de emissões, o GLK 220 CDI tem design robusto e muita personalidade.

O exterior, recentemente redesenhado, reflete todo o dinamismo do GLK. A carroceria combina os elementos clássicos dos veículos para todo terreno à linguagem de design dos modelos mais novos da marca Mercedes-Benz. Linhas fortes, superfícies amplas e o design das partes traseira e dianteira reforçando a sensação de volume harmonizam com as características marcantes da carroceria do GLK. Além dos evidentes benefícios para uso em terrenos fora de estrada, este design também oferece vantagens concretas para o uso diário: o posicionamento elevado do motorista possibilita uma visão dominante do tráfego, ajudada pelas linhas da carroceria, também pensadas para proporcionar excelente visibilidade.

Os designers de interiores da Mercedes-Benz capricharam na criação da cabine do automóvel. Um largo friso de alumínio atravessa toda a largura do painel dianteiro, onde as aberturas redondas de ventilação com frisos prateados também chamam a atenção. Volante multifuncional esportivo de três raios com 12 teclas de comando e iluminação indireta com tecnologia LED com fibras ópticas enriquecem ainda mais a atmosfera acolhedora do interior do veículo.

Duas versões

O GLK 220 CDI é oferecido em duas opções de equipamentos, ambas com tração integral permanente e câmbio automático: GLK 220 CDI e GLK 220 CDI Sport. Também são equipamentos comuns os sete airbags, assentos traseiros rebatíveis 1/3 - 2/3, sistema ATTENTION ASSIST de alerta de fadiga do motorista, Downhill Steep Regulation (regulador de velocidade em descidas íngremes), freios adaptativos associados ao controle eletrônico de estabilidade (ESP), distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), sistema antibloqueio (ABS), controle de tração na aceleração (ASR), tração eletrônica em cada roda (4ETS), assistente de freio (BAS), assistente de partida em subidas (HSA), pré-carregamento (PRIMING), Brake drying (secagem automática dos discos na chuva) e função HOLD, que mantém o carro parado sem necessidade de pisar no pedal do freio. As duas versões também oferecem o sistema de comando de voz Linguatronic (em inglês), apoios de cabeça dianteiros ativos, seletor de marchas DIRECT SELECT e suspensão adaptativa com Agility Control.

Ambas as versões contam ainda com o pacote Off Road, que permite enfrentar com facilidade os terrenos mais difíceis, adaptando as características de dirigibilidade ao terreno pelo simples toque de um botão. Esse conjunto de equipamentos e sistemas permite melhorar a tração, graças ao modo off-road de condução, que garante a configuração ideal entre a potência do motor e o câmbio para condução off-road, além de ter a suspensão 30 mm elevada para transpor obstáculos com maior facilidade. Nas descidas, a segurança é aumentada pela ação do DSR (Downhill Speed Regulation), os ajustes dos pontos de mudança de marchas e das respostas do acelerador. Além disso, o assoalho ganha proteção extra, proporcionada pelo protetor Gemtex.

Também comum às duas versões oferecidas no Brasil é o pacote Chrome, um conjunto de detalhes cromados adicionais no exterior do GLK 220 CDI que ressalta as linhas básicas do design e dá ao veículo maior distinção e personalidade. Ele incorpora barras de teto em alumínio anodizado brilhante, protetores dianteiro e traseiro cromados, grade do radiador com duas hastes com apliques cromados, frisos na linha de cintura e frisos laterais cromados e saias laterais pintadas na cor da carroceria.

Entre os diferenciais da versão Sport, topo de linha, destacam-se o sistema de estacionamento automático Active Park Assist e assentos com ajustes elétricos e conjunto de memórias, um recurso que aumenta a conveniência quando há mudanças frequentes de motoristas, memorizando as configurações individuais para os bancos do condutor e do passageiro da frente para até três pessoas. Quando o motorista pressiona o botão, escolhendo sua configuração pessoal, o banco, a coluna de direção e os espelhos externos são automaticamente posicionados por motores elétricos.

O GLK CDI 220 Sport tem de série também rodas de liga leve com 19 polegadas, teto solar panorâmico com comando elétrico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, sistema Comand Online com navegador GPS, limpadores de faróis, farol alto adaptativo e faróis bi-xenônio com Intelligent Light System, que efetua ajustes específicos nos faróis para cada situação, proporcionando melhor orientação e iluminando de forma mais aberta o campo de visão do motorista. À noite, a visibilidade na condução fora de estrada é melhorada graças a função Off-road Light, que gira os faróis bi-xenônio em 6 graus para as laterais da estrada, garantindo uma distribuição da iluminação simétrica.

BlueEFFICIENCY: consumo de combustível ainda mais reduzido

A excelente performance de consumo do GLK equipado com motor diesel é potencializada pelo abrangente pacote de recursos BlueEFFICIENCY e pela tecnologia que inclui, além da função ECO start/stop de série, a transmissão automática de sete marchas 7G-TRONIC PLUS. Eixos de transmissão de baixo atrito, direção elétrica e pneus com baixa resistência à rolagem também contribuem para diminuir o consumo.

O display ECO, de série, posicionado no painel de instrumentos, permite que o motorista controle os efeitos de sua maneira de dirigir, modificando-a se necessário. O mostrador ECO exibe a eficiência do motorista por meio de três diagramas de barras. Aceleração moderada, constância e um estilo de direção antecipatório provocam um crescimento nas barras, que permanecem em 50% quando o motor é ligado. Por sua vez, aceleração demasiada, grandes variações de velocidade ou frenagens frequentes em lugar de desaceleração sem frear causam uma redução nas barras. Os motoristas que preenchem as barras rapidamente e as mantém em 100% demonstram um estilo de condução eficiente energeticamente.

4MATIC: o potencial da tração integral com sistemas de controle de ponta

O sistema de tração 4MATIC do GLK está entre os mais modernos existentes no mundo, contando com sistemas de controle inovadores. A vantagem em relação a outros sistemas, que tem a unidade de transmissão instalada transversalmente, é fruto do design básico compacto e leve, com perdas por atrito reduzidas, graças ao motor posicionado longitudinalmente, e às caixas de câmbio e transferência integradas. Com isso, o consumo, por exemplo, é mantido no mesmo nível de um veículo de porte equivalente com tração convencional, enquanto ruídos e vibrações equivalem aos de veículos de categorias superiores.

A combinação dos sistemas dinâmicos de controle de dirigibilidade ESP, ASR e 4ETS com a distribuição básica de torque de tração na proporção 45 : 55 entre os eixos dianteiro e traseiro garantem uma condução segura e reações altamente previsíveis. A nova embreagem multidiscos no diferencial central é responsável pelo desempenho do sistema em situações de baixo atrito entre os pneus e o piso, como na lama, neve ou gelo. Um efeito de bloqueio inicial de 50 Nm entre os eixos traseiro e dianteiro resulta em um significativo aumento de tração, mantendo simultaneamente o alto nível de estabilidade dinâmica.

Segurança de série

O GLK 220 CDI foi projetado segundo o conceito de segurança integral, filosofia da marca Mercedes-Benz, baseado prioritariamente no estudo de acidentes reais. A robusta célula de passageiros oferece excelente proteção para os ocupantes, assim como as zonas de deformação dianteira e traseira, que absorvem choques externos. O GLK vem com vários itens de série voltados à proteção de seus ocupantes: além dos airbags dianteiros, laterais de proteção pélvica para o motorista e passageiro da frente, também há airbags para as janelas do motorista e passageiros da frente e de trás e airbag de joelhos para o motorista. Os apoios de cabeça NECK-PRO para o motorista e passageiro da frente reagem em caso de colisão para aumentar ainda mais o nível de proteção.

A direção elétrica com STEER CONTROL (controle de esterço) ajuda o motorista em condições de direção instáveis, transmitindo um impulso que pode ser sentido no volante, sugerindo que o condutor contraesterça na direção correta. O Brake Assist (BAS) aumenta a força de frenagem quando é detectada uma frenagem de emergência, e o ADAPTIVE BRAKE (freio adaptativo), reunindo as funções Hill-Start Assist, HOLD e secagem dos discos de freios na chuva, dão retaguarda ao motorista.

O alto padrão de segurança ativa é garantido pela suspensão AGILITY CONTROL com sistema de amortecimento seletivo, pelo ESP (Electronic Stability Program - programa de estabilidade eletrônico), que inclui estabilização de reboque, aviso de perda de pressão dos pneus, além da tração integral permanente 4MATIC e do sistema de tração eletrônico 4ETS. O equipamento de série na versão oferecida no Brasil inclui também o ATTENTION ASSIST, sistema que detecta possível sonolência do motorista.

Ficha técnica

Cilindros - quatro em linha (com dois turbos)
Cilindrada (cm³) - 2.143
Potência máxima (cv/rpm) - 170 / 3.200 - 4.200
Torque (Nm/rpm) - 400 / 1.400 - 2.800
Câmbio - 7G-TRONIC PLUS
Aceleração 0 - 100 km/h (s) – 8,8
Velocidade máxima (km/h) – 205 (limitada eletronicamente)
Peso (kg) – 1.880
Pneus - 235/60 R17 (na versão Sport, 235/50 R19 e 255/45 R19)
Capacidade do porta-malas (l) - 450 - 1.550
Tanque de combustível (l) – 67

DIMENSÕES (mm)

Comprimento - 4.536
Largura - 2.016
Altura - 1.729

Preços

GLK 220 CDI – R$ 169.900,00
GLK 220 CDI Sport – R$ 199.900,00

 

 

Download do Press Release