Edições Anteriores

Parceiros premiados em 2021:

Concessionárias de Veículos Comerciais

• Pirasa (Piracicaba – SP) – Papel Zero: Para reduzir o número de impressões de papel, a gestão de documentos da Pirasa passou a ser realizada em formato digital, gerando economia financeira, de energia elétrica e de uso de toners de tinta. Com a economia gerada foram feitas doações de leite e leite em pó para instituições que atendem adultos, crianças e adolescentes.

• Prodoeste (Uberaba – MG) – Ar condicionado fonte de água: Projeto de redução de consumo de água limpa a partir da reutilização da água descartada na saída dos equipamentos de ar condicionado, que foram então utilizadas para uso na limpeza geral. Em um ano, o projeto conseguiu economizar um volume aproximado de 30.000 litros de água.

• Rodobens (Vilhena – RS) – Km de amor que corre nas veias: Campanha de incentivo à doação de sangue para o Hemocentro, que atende Vilhena e outros 9 municípios. Cada doação, além de contribuir com o estoque do banco de sangue do Hemocentro, contribuiu para a conversão em cestas básicas para a pastoral da criança da cidade. Resultando em 1.526 kg de alimentos e 120 famílias atendidas.

Parceiros premiados em 2021:

Fornecedores

• Eaton – Projeto Desengraxante para Lavagem a Frio: Através de melhoria no processo de máquinas de lavar peças, a Eaton conseguiu reduzir a emissão de 44 toneladas métricas de GEE.  Espera-se que em 2022, o desengraxante para lavagem a frio seja aplicado em todas as máquinas da planta de Valinhos (SP) e reduza 396 toneladas métricas anualmente, além de gerar uma economia de U$ 420 mil em produtos químicos e energia.

• Robert Bosch – “Neutralidade de CO2 – uma meta global da Bosch”: O projeto faz parte da meta mundial do Grupo Bosch, que por meio do compartilhamento de boas práticas, ações e medidas implementadas nas unidades de Curitiba (PR) busca minimizar as emissões de CO2 em consonância com a estratégia de carbono neutro do grupo. 

• SKF do Brasil – RecondOil: A iniciativa buscou viabilizar o reuso de óleos lubrificantes industriais através da tecnologia de dupla separação. Com o sistema RecondOil foi possível obter um óleo com alto nível de pureza, que além de contribuir para a melhoria da eficiência dos processos, também resultou na diminuição do consumo e do descarte inadequado na fábrica da empresa em Cajamar (SP).

• Michelin – RubberWay: A fim de promover a transparência dos seus processos e garantir uma cadeia produtiva sustentável e responsável, a Michelin disponibilizou em seu banco de dados informações referentes ao mapeamento da borracha natural utilizada na fabricação dos seus pneus. Através destes dados a sociedade pode optar por produtos desenvolvidos por processos mais sustentáveis e de menor impacto ambiental.